3 razões para investir na sua comunicação
28/05/2020Medo de falar em público? Você pode superar!
19/06/2020A bicha bruta não tem filtro, parece que está sempre gritando, já ouviu isso de alguém ou já falou isso pra alguém?
Aqui você vai aprender a se comunicar de forma confiante, segura e assertiva!
Você convive com alguém que parece que está sempre gritando? Parece que está sempre mal humorado? Não sabe falar, aumenta o tom de voz, o timbre parece agressivo e quando você vai “reclamar” a pessoa diz: “eu falo normal, as pessoas que acham que eu estou brigando, é muito ‘mimimi’, ninguém consegue ouvir, não sabe ouvir opinião contrária, eu não sou grossa, eu sou educada.”
No Curso Oratória de Impacto, você vai aprender a se comunicar de maneira não violenta, sem agredir as pessoas, vai entender porque isso acontece e eu tenho certeza que assim você aprende a se comunicar de forma confiante, segura e consegue conectar pessoas sem ofender.
Hoje eu quero falar com você, “bicha bruta”, “bicho bruto”, você está disposto a mudar? Se não está disposto a mudar, então quero dizer que você nem precisa continuar lendo esse artigo. Só quero que você saiba, que eu te entendo. Já falei com as pessoas de uma maneira um “pouco” agressiva, só que eu não tinha consciência de que fazia isso, às vezes a gente fala com as pessoas sem perceber, pensamos que estamos falando normal, o outro que não está entendendo, o nosso timbre muitas vezes reverbera o stress do dia a dia e a irritação, pode ser que você tenha aprendido a ser assim com os seus pais ou viu esse comportamento em família, pode ser que você tenha aprendido no mercado de trabalho, com chefes que tratavam você mal e que tratavam outras pessoas dessa forma, de maneira agressiva e você inconscientemente está repetindo um comportamento que nem você quer receber.
Não adianta você dizer que nasceu assim, que as pessoas estão de “mimimi” demais e que você “fala normal”, o profissional do futuro é aquele que está sempre investindo em comunicação, investindo em se comunicar de maneira assertiva. Se todos estão comentando que você fala de forma agressiva, melhor você rever os seus conceitos, parar para analisar e ter uma atitude de mudança.
O comportamento agressivo é aprendido, mas a boa noticia é que o comportamento assertivo sem violência, também pode ser aprendido, sobre esse assunto a gente tem muita coisa pra falar, o artigo de hoje vai expandir seus horizontes para você começar a pensar sobre o assunto e já começar a mudar. Para isto, vamos a algumas dicas práticas.
Primeiro faça uma auto-análise, para pensar sobre tudo o que as pessoas falam, sobre a forma como você se comunica (se você fala gritando, se sua expressão está sempre com raiva, se você bate na mesa na hora de falar), se identificou? Pergunte-se o quê que eu posso fazer para mudar, para começar a me comunicar de maneira mais assertiva para me conectar com as pessoas sem agredir e sem ser violento. Você não precisa gritar quando quiser falar de maneira mais firme, abaixe esse tom de voz.
Você não precisa usar expressões como: “você é burro”, “fulano é incompetente”, etc. Isso é agressivo. Se você aprende rápido, tá tudo bem! Mas tem pessoas que demoram um pouco mais para aprender, cada um pensa de forma diferente, tem perfil diferente, desenvolve habilidades de forma diferente, já falamos em outros artigos sobre isso, então vamos respeitar o outro acima de tudo e se você está estressado, exercícios de respiração também vai te ajudar a aprender a se comunicar sem violência.
Ao invés de xingar o outro, ofereça ajuda. Se alguém está tendo dificuldade para entender algo, pergunte: “o que exatamente você não entendeu?” E você explica novamente, sem violência.