Ô bicha bruta, parece que “tá” sempre gritando
28/05/2020O Corpo Fala: entenda a Importância da linguagem corporal
29/06/2020Quantas oportunidades você já perdeu por medo de falar em publico, por medo de se comunicar? Uma apresentação na faculdade. Durante a condução de uma reunião. Numa rodada de amigos em que você não consegue argumentar, mostrar suas ideias.
Tudo acontece, a mão fica suada, a garganta fica seca, dá um branco, começa a gaguejar, a bexiga parece que fica solta e você só quer ir ao banheiro o tempo inteiro e tem gente que nem quer ir trabalhar na segunda- feira quando sabe que tem uma apresentação importante e você pode estar se perguntando, mas o que isso tem a ver com oratória?
Tem tudo a ver, oratória não é só sobre falar em público, sobre querer ser um grande palestrante, oratória está ligada com a forma como você se comunica em qualquer ocasião, se você transmite a confiança necessária ou não, o medo de falar em público, te paralisa, te congela e te impede de viver novas oportunidades. Esse medo você pode superar.
Dicas práticas para quem tem medo de falar em público
A sua dificuldade pode ser diferente da dificuldade do seu colega. Algumas destas dificuldades estão ligadas ao medo do julgamento do outro. A necessidade de se sentir aceito pela parcela da sociedade para a qual você vai falar. Você quer se sentir aceito, você quer se sentir apoiado, quer que as pessoas olhem para você, te aplaudam, te apoiem e não há nada de errado nisso!
O problema é quando há medo em enfrentar pessoas, que podem discordar de você, podem pensar de forma diferente. Quando este medo te paralisa, você precisa se encorajar, precisa se sentir capaz independentemente dos olhares de aprovação ou de reprovação das pessoas.
Você se sente capaz? Você confia na sua capacidade? Algumas pessoas têm medo de falar em público e elas dizem assim: “eu não acredito que eu sou capaz”. No entanto tem alguma coisa que a gente precisa investigar, o que há por trás desse medo? Dessa dificuldade de enfrentar a sua plateia, de assumir o seu papel no palco da vida.
Às vezes você não tem consciência que duvida da própria capacidade. Mas só de você pensar que o seu colega de trabalho tem mais capacidade que você pra se expressar, pra assumir liderança, mostra que você está confiando mais nele do que em si mesmo.
Todas as pessoas têm recursos e quem não tem, pode desenvolver. Então, se você se encaixa nessa parcela da sociedade que não se sente capaz, pronta para falar em público, o quê que você vai fazer agora?
Coloque em Prática
Pegue essa informação, anote o que você precisa desenvolver de novos recursos, será que é o conteúdo que você precisa aprender? Se preparar mais para falar sobre o tema que você precisa apresentar, será que você precisa de uma âncora? Precisa se sentir mais ativado, capaz e confiante?
O que você precisa? Siga estas dicas, você precisa acreditar em sua capacidade, você precisa dizer para si mesmo: “eu confio em você”, “eu acredito no seu potencial”, “eu acredito na sua capacidade de se superar”. Pare de ouvir o “diabinho” falando: “eu não vou conseguir.”
Você precisa alimentar o seu “anjinho”, falando: “você consegue”, “você é capaz”, “eu te apoio”, trabalhe essa conversa interior. Este é o primeiro passo para você superar esse medo de falar em público.
Pratique estes exercícios, coloque em prática as nossas dicas e eu tenho certeza que você vai aprender a se comunicar de forma confiante, segura e assertiva.