Medo de falar em público? Você pode superar!
19/06/2020Fui acusada de assédio moral – um dos melhores presentes que recebi na vida
10/07/2020Já falamos em nosso canal do Youtube (aproveite e inscreva-se lá, estamos com conteúdos sempre atualizados) que 55% da comunicação é impactada pela forma que o seu corpo se comunica, ou seja, sua linguagem não é apenas verbal, existe uma grande importância da linguagem corporal.
Uma pesquisa do psicólogo norte americano Albert Mehrabian desenvolvida na década de 1970, constatou esse impacto na comunicação e ele diz o seguinte: 7% da nossa comunicação é impactada pelas palavras. 38% é impactado pela musicalidade da fala, se você fala rápido, se você fala muito devagar, se seu timbre é muito forte, a emoção que você transmite é extremamente importante. 55% do impacto é proveniente da linguagem corporal.
Mas por que entender a Importância da linguagem corporal?
Porque antes mesmo de você verbalizar qualquer coisa o seu corpo já está comunicando.
O exemplo básico disso é: Você está em um consultório médico e aquele profissional te recebe com aquela cara de maracujá azedo, quem nunca passou por isso?
Consequentemente você já sabe que ele: Está de mau humor, não dormiu direito, não recebeu o salário, entre tantas outras coisas.
E aquele seu amigo que quando fala parece que está dançando porque gesticula demais, isso não dá agonia em você? Em mim dá!
Mais um exemplo: Sabe aquela pessoa que fala sempre com a cabeça baixa, com o corpo recolhido, que não olha nos olhos? O corpo está falando!
Ainda há aquela pessoa sem expressão no rosto, ou que a expressão é incongruente com o que ela está falando, a sua linguagem corporal não encaixa!
Seu corpo comunica se você é expansivo, se é alegre, se é tímido, e aqui ninguém quer que você se transforme em uma outra pessoa. Apenas comece a prestar atenção em sua linguagem corporal e use-a a seu favor.
Se você fala muito fechado, com braços armados, que tal utilizar os braços para se comunicar melhor. Ou se você gesticula demais, de maneira muito forte, que tal coordenar melhor esse movimento?
Dica prática de hoje sobre a importância da linguagem corporal
Fique atento ao significado das palavras, fique atento aquilo que você quer transmitir. Quer transmitir medo? Felicidade? Emoção? O que você quer transmitir?
As palavras pedem uma emoção e elas precisam estar em sintonia com o seu corpo, elas tem que ser congruentes, elas tem que ser congruentes.
Se você tem dificuldade de usar a sua linguagem corporal, em seu favor, eu sugiro que você treine em frente ao espelho.
Durante a minha experiência em cursos práticos para o curso oratória de impacto e linguagem corporal.
Observo que a maioria dos meus alunos quanto mais focados no profissionalismo, eles tem mais dificuldade de falar sorrindo, de falar com leveza, eles precisam falar de maneira muito fechada e isso se deve a uma ideia errônea de que você só vai ter credibilidade sobre aquilo que você está falando, se falar de forma séria, e nem sempre é isso que acontece!
Depende do que você está falando, para quem você está falando e qual é o contexto, você precisa falar com leveza, falar sorrindo, utilizando palavras e linguagem corporal, claro que com bom senso.